sexta-feira, abril 18, 2008

Relato da maratona de Estremoz 2008



O grupo TNT contou com a presença de 3 atletas (Ricardo, Ferro e Ricardo Lopes) na maratona de Estremoz cujas classificações individuais prometo falar lá mais para a frente. Optámos por fazer-nos à estrada no próprio dia da maratona partindo da Póvoa de Santa Iria às 06H00 o que acabou por ser a melhor opção pois demorámos cerca de 2 horas a chegar nas calmas. Pelo meio houve tempo ainda para uma paragem em terras alentejanas para o habitual coffee break onde o Ferro largou por 1 café 0.90€ (ainda dizem que Lisboa é caro) para a próxima já ninguém o engana, pudera!! À chegada a Estremoz algumas dezenas de betetistas já percorriam de bicicleta o largo central para não ficarem a arrefecer, outros ainda permaneciam na fila para o levantamento dos dorsais que decorreu com a maior das tranquilidades. Quando ainda fazíamos as útlimas verificações nas bikes junto ao nosso carro para que não nos faltasse nada durante a prova e não é que a organização dá o sinal de partida para nosso espanto quando o relógio apenas marcava 08h45m!! Escusado será dizer que ficámos no fim do pelotão. Início da prova por dentro da cidade durante 2/3km e o fim do alcatrão à vista passando depois para o mato aí sim a rolar sempre bem e onde tive de imprimir um ritmo forte para tentar chegar ao grupo da frente que já ía muito distante. O percurso esse sim muito bem marcado com fitas da ORBEA, placas direccionais bem colocadas à vista de todos e os trilhos em muito bom estado apesar das chuvas fortes que caíram durante toda a semana. Quanto ao gráfico de altimetria que puseram no site não engana e à passagem do km 15 sensivelmente começou a dureza a sério com uma subida muito longa, não muito inclinada de início mas com uma vista fenomenal por toda a serra de Ossa. Vejam o vídeo que já está disponível no btt-tv em http://www.btt-tv.com/

Quando pensávamos que já avistávamos o fim da subida fazemos uma viragem à direita e aparece a primeira "parede" essa sim tive de colocar o pedaleiro pequeno para subir mas sem nunca desmontar atenção, essa palavra não se utiliza aqui no nosso grupo, lol. A partir daí faltou muito pouco para terminar a minha maratona com uma queda aparatosa na descida das antenas por causa do travão de trás a manete partiu quando ia lançado e depois foi rastejar pelo chão até lá abaixo, tinha eu 27km feitos. Resultado: capacete rachado, mão direita esfolada e as costelas feitas num oito. A próxima maratona que estava prevista fazer, a de Loures dia 27 de Abril já era, fica para uma próxima oportunidade se decidirem fazer a 2ª edição, no entanto espero poder estar capaz de fazer Idanha-a-nova. O grande FERRO esteve em grande para quem participa pela 1ª vez nestas andanças mostrou que as subidas é para meninos, parecia que tinha nitro diz ele mas o que lhe dava um grande gozo era passar por nuestros hermanos que falavam falavam mas não se percebia nada do que diziam e fez questão ainda de ficar à frente deles todos. Acabou os 60km em 3h45m mais coisa menos coisa. Quanto ao nosso ciclodesportista Ricardo Lopes, o "Pata" ainda não está em forma e por isso optou pelos 30km para tentar levar uma garrafinha de tinto lá para casa para a Maria mas ficou-se pelos 20 primeiros à chegada.


Para terminar dizer que a organização está de parabéns pela realização da prova, fomos bem recebidos, o percurso era excelente, os abastecimentos com muita variedade, boa assistência médica(eu que o diga), marcações, banhos e almoço muito bom quando nos servem à mesa. Deixava era uma sugestão à organização para a próxima maratona que tem a ver com os prémios porque quem paga 20€ de inscrição merece ganhar coisas bem melhores tanto para os primeiros classificados como para um possível sorteio, não podem só pensar em ter lucro.


Para o ano lá estaremos desta vez com mais elementos dos TNT.



Até à proxima maratona. Abraços, RA

Sem comentários: