
No dia 18 de Dezembro irá realizar-se mais um passeio de BTT Natal organizado pelos TNT. Para quem quiser participar terá de trazer um brinquedo, uma peça de vestuário ou outra doação para os mais necessitados do concelho de Vila Franca de Xira.
Uma vez mais os TNT organizam um Passeio Pedestre a percorrer pelas nossas maravilhosas paisagens aproveitando também a temperatura amena em que nos encontramos.
Traga familiares e amigos e não hesite em passar uma manhã diferente e saudável junto da Natureza e dos que mais gosta.
Inscrições em : tntbtt2@gmail.com com «nome e data nascimento»
Pagamento será feito no dia do passeio.
O dia adivinhava-se solarengo J …. palco de mais um BikeTour. Um domingo que decidimos juntar o prazer ao agradável.
Na praia da Figueirinha ligámos as bikes enquanto as famelgas seguem em direcção ao mar para montar o estaminé.
Munidos dos nossos amigos Alexandre e Almeida estávamos preparados para enfrentar qualquer trilho. A todo o gás encontrámos mais uns amigos, todos são sempre bem vindos J
Os trilhos, autênticos gráficos de electrocardiograma com subidas generosas seguidas de descidas compensadoras, pelos moinhos, muitos deles recuperados, eram um bom indicador de brisa fresca num dia quente e nada melhor que um single track amazónico onde à mais pequena distracção passas a fazer parte de um tronco mas não há tempo para brincar às cabanas na árvore.
O mar estava próximo, o dia ia a meio, os 45Km com 1000m de altitude acumulada foram o aquecimento para o mergulho. À chegada somos recebidos com uma foto de grupo.
Está na hora de ir para a praia :)
Equipa/ Tempo Total/ Média(km/h)
1º - Rijos e Duros - 2:44:50 - 34,94
2º - Ciclomoina - 2:46:32 - 34,59
3º - Moto Avenida - 2:49:30 - 33,98
4º - Empenados - 2:51:12 - 33,64
5º - TNT - 2:52:20 - 33,42
6º - Pina Bike - 2:56:47 - 32,58
7º - Parque Natural Sintra/Cascais - 3:28:10 - 27,67
8º - Amigos do Moinho - 3:30:06 - 27,42
9º - Odiloures - 3:31:00 - 27,30
.
À hora combinada e no sitio do costume (exactamente... no Pingo Doce - de Vialonga) lá estávamos todos.
Reunida a comitiva lá fomos nós em direcção ao ponto de encontro em Sintra. O "cortejo" fazia inveja a muitos casamentos, tínhamos tudo; traje a condizer, enfeites nos carros (as biclas, claro !!!) e a boa disposição do costume.
Em Sintra já alguns companheiros de viagem de outras paragens afinavam as suas máquinas.
Umas palhaçadas aqui, outras acolá e o grupo foi ficando cada vez maior. Alguém disse que já tinha estado em alguns passeios organizados com menos pessoas... Devíamos ser uns 50.
Os tnt estavam bem representados !!!
Tirada a fotografia de grupo lá arrancámos em ritmo calmo para aquecer as pernas. Não tardou muito !!! Ao fim de 2/3 km já estávamos a subir (que surpresa...).
Subida pouco técnica mas longa, o suficiente para "partir" o pelotão. Uns por vontade própria, outros nem por isso.
Feita a subida e apreciada a magnifica paisagem, o pelotão volta a reunir no final da mesma. Fiquei com a sensação que já faltava gente. Obviamente que dos TNT estavam todos.
Toca a corneta, siga viagem !
Alguns km de terreno fácil, com bons momentos de diversão e o grupo a "curtir". É claro que os nossos rostos não tardaram a ficar mais fechados, o terreno voltava inclinar.
Quem estava em melhor forma ia incentivando os outros, afinal de contas o espírito é mesmo esse.
Numa destas subidas alguém achou que ainda não tinha subido o suficiente e quis subir ainda mais, houve quem seguisse os "heróis" e quem ficasse a ver.
Convívio continua, faz-se a avaliação das máquinas presentes, comentam-se factos; "comprei esta suspensão xpto a preço de saldo..., acho que vou trocar por uma suspensão total, esta está a dar cabo de mim, devo estar a ficar velho...", mais anedota, menos anedota.
"Estamos todos? Acho que sim."
"Vamos continuar? Vamos nessa!!!"
(Parece que afinal não estávamos todos...)
Mais singletracks fenomenais e o grupo inicial já estava bastante desfalcado, estradão aberto com ligeira inclinação e depois menos ligeira e cada vez menos ligeira... e alguns companheiros de momento a subir com biclas de downhill (Valentes !!)
Chegámos ao topo e a visão foi arrebatadora, harmonia perfeita; serra de um lado, mar do outro ( o esforço da subida foi amplamente recompensado !!!)
Fotografia da praxe, recuperação das forças e aí vão eles... Descida espectacular a requerer alguma técnica e muita concentração ("sócio, estou concentradíssimo !!") por causa da pedra solta, mas sempre a "bombar". Uns mais depressa, outros mais devagar, todos chegámos (os que ainda restavam...).
"Espectáculo ! "Muita louco" ! Foi sempre a dar-lhe ! Fo_ _-se estava a ver que voava !" => estes foram alguns dos comentários que se ouviram. Todos os rostos tinham um sorriso bem estampado.
Cada vez estávamos mais perto do mar, a sensação era óptima, mais descidas, mais singletracks, terreno árido, até que... espera lá !!! É para passar por ali ???!!! Mas a bicla não cabe...
É verdade ! Tivemos que "enfiar" as biclas num rego com mais de 1 m em que pedalar era quase impossível de tão estreito que era !
Para acabar esta zona "em grande" só faltava a "parede" com que nos deparámos.
Tropas reunidas e mais um momento de "amena cavaqueira", motivação em alta, e osTNT mostravam-se resistentes e prontos para os km que ainda faltavam.
Inflectimos para o interior (ou seja, para o coração da serra) e lá continuámos viagem, em toada suave, até porque para alguns (pelo menos para mim) os km já pesavam nas pernas.
Mais zonas de beleza inigualável, em estradão ou singletrack, e lá nos dirigimos para o final do passeio.
Meta à vista e a enorme satisfação por uma manhã tão bem passada, numa zona esplêndida, com caminhos de encantar e para todos os gostos.
Como seria de esperar os TNT estiveram em grande e mostraram que, além de unidos e solidários, têm uma capacidade de resistência tremenda.
Não podia acabar esta crónica sem agradecer ao Almeida e à sua "equipa".
Para a próxima lá estaremos !!!