domingo, junho 14, 2009

24 horas BTT Monsanto - PARABÉNS HÉLDER RODRIGUES

E eis que acabou o MAIOR EVENTO a nível nacional que foi o 24h BTT de Monsanto.
O destaque vai pois claro para a prestação do nosso colega HÉLDER RODRIGUES dos TNT que terminou no TOP TEN ficando em 10º lugar na geral absoluta na categoria SOLO.
(quando digo 1oº é com conhecimento de causa pois o que irá aparecer na classificação da Organização poderá ser o 11º mas isso mais uma vez cada um sabe aquilo que faz ao longo das 24h).
A preparação para as 24h começou desde muito cedo com treinos de muitas horas(alternados entre estrada e BTT maioritariamente rolantes e com baixas pulsações) para o corpo começar a habituar-se à ideia de ter de ficar 24h sem parar.
Para a 1ª participação numa prova de 24h nada foi deixado ao acaso embora numa futura edição da prova possamos ainda melhor alguns aspectos.
Tenho a dizer que o que vi foi simplesmente genial e brihante a actuação do Hélder no Monsanto.
Na sexta-feira, dia anterior à prova montámos a tenda e as lonas dos TNT e PINABIKES num ponto estratégico de passagem do circuito e debatemos alguns pormenores de como haveriam de ser as voltas a nível do tempo médio por volta, a alimentação a fazer de 2 em 2 voltas e a pulsação/ritmo da corrida a levar.
Aquele Hélder para não variar dormiu 3 horas na noite anterior, ele e muitos outros que praticam BTT, na véspera de cada evento a ansiedade vem ao de cima e quem acaba por pagar a factura é quem vai pedalar. Já é normal isto acontecer.
- Meio-dia de dia 13/06: dão o sinal de partida das 24h para todos os Solos em prova e todos os primeiros atletas das categorias duo, 4 elementos, 8 elementos e pares mistos e eu e o Martinho (sempre incansável, companheiro, amigo do amigo, não sei que diga deste homem....) lá fomos preparar a alimentação para a 1ª paragem do Hélder. O percurso todo ele extremamente exigente, bastante técnico e que se foi degradando ao longo das voltas, os drops mais perigosos e os singletracks mais cavados do rodado das bikes.
50 minutos foi a média de cada volta do Hélder optando quase sempre por parar cada volta para trocar 1 bidon ou comer algum sólido.
Não faltou nada, a geleira com o Vitargo, Nestum de arroz, Cerelac, massa liquida dissolvida com banana esmagada, batata doce, tomate cru, kiwi, frutos secos, barras, géis, café, perdemos a conta ao que estava nos apontamentos dele para comer. Era só passar e escolher... "dá-me isto"..., "...na próxima volta prepara-me aquilo".
Foi este o cenário ao longo das 24h. Como diz o Ricardo Melo, vencedor da prova a Solo: " ter alguém no percurso a dar assistência é 50% da vitória".

As primeiras 6 voltas foram talvez as piores, com tudo a vir ao de cima, a fadiga, a chegada do anoitecer, o tempo a passar devaraginho, a saturação de estar sempre a passar nos mesmos trilhos, ele melhor do que ninguém pode dizer tudo o que lhe passou pela cabeça. Sabemos é que quando passava já falava em não acabar a prova ou talvez acabar à meia-noite e ir para casa dormir mas do outro lado estavámos nós a passar a mensagem positiva, da boa prestação que vinha a fazer para não se deixar ir abaixo e para que o estado psicológico não comandasse as pernas.
Aí também apareceu a família para dar apoio, a que bem da verdade acabou por ser a salvação do Hélder pois tanto a irmã Sofia como o namorado Bruno são PT e massagistas e por 2 ocasiões levaram o Hélder ao tapete para alongar 20 a 30m cada sessão. De início não queria mas quando se apercebeu do estado em que estava nos primeiros alongamentos(18h e depois às 24h) deixou o trabalho para quem sabia e o lugar que fez no final da prova bem pode agradecer a eles os 2 que o obrigaram a parar. Também a mãe e a filha estiveram presentes para dar ainda mais motivação.
Para terem uma ideia saía como novo após alongar e fez as 2 melhores voltas pessoais ao percurso após estas 2 paragens prolongadas.
Foram 24h a SOLO, sem paragem para jantar, sem dormir e cumprindo com tudo o que a organização propôs. Houve sim troca de 2 jerseys, 1 calção e troca de capacete para a noite adaptado com a Sigma Karma.
Classificação ao cair da noite - 33º posto à geral.
A meio da noite ainda apareceu o Pacheco dos TNT e a esposa Fernanda para apoiar o Hélder o Pacheco ainda lhe ofereceu uma Sagres Preta mas prontamente rejeitada, não sei não...
Foi durante a noite que foi ganhando posições mas madrugada dentro lá vinha outra vez a vontade em não continuar, aí já aliada à fadiga acumulada e ao sono que ia ganhando força. De volta e meia mais outra dose de moral, está quase Hélder... olha que é agora durante a noite que vais começar a tua prova. E lá saía para mais 1 volta de cabeça baixa mas o que é certo é que volvidos os tais 50 minutos de média por volta lá aparecia ele, THE ONE... a encandear todo o pessoal com os 3 focos de luz poderosos que trazia, 2 no guiador e 1 no capacete :-) Não tenho palavras para descrever as passagens na meta de madrugada, sentia-se bem e não queria parar dizia ele.

Ao amanhecer a sua posição subiu para 11º com um atleta espanhol á sua frente a cerca de 40m.
Poderia ser possível o TOP TEN e nunca deixámos de acreditar pois poderia o espanhol precisar de descansar ou mesmo ter uma quebra o que era perfeitamente normal pois já vinham com 20h em cima.
Mas ele queria lá saber da classificação, já nos mandava para casa, já nos chamava nomes, a saturação estava bem patente no rosto e pouco mais podíamos fazer. Foi sempre comendo normalmente mas alguns alimentos já caíam mal no estômago devido à mistura que vinha fazendo. Fomos avisados que iam afixar uma classificação em tempo real no LCD da FreeBike e fomos ver e às 10h30m já tinha chegado à nona posição da geral, o Martinho nem queria acreditar que o espanhol tinha caído posições e alguém num lugar cimeiro também havia perdido lugares. Nem se preocupou em ver o 10º atleta a quanto tempo estava para aí só ter de gerir as 2 últimas voltas a seu belo prazer.
A manhã de domingo foi feita debaixo de chuva o que acabou por dificultar ainda mais a prova e ter algumas cautelas para nenhum azar bater à porta.
Também pode agradecer à sorte pois não teve nenhum furo, nenhuma queda nem problemas mecânicos de maior. A Cannondale esteve ao melhor nível, agora é 1 semana a ver se está tudo bem com a bike... Mas é assim mesmo Hélder, o cuidado com as coisas só traz benefícios.
Até final foi dobrado pelo atleta Sérgio Marques, atleta que às 18h ocupava o 1º lugar da geral mas optou por descansar à noite e recomeçar pela manhã a todo o gás.
O percurso fechava às 12h50m para quem estava a meio da última volta e quisesse ainda terminar pois contava como 1 volta para a geral, após as 12h50 já não contabilizavam ninguém.

Agora é descansar, descansar para o GEO RAID da Serra da Estrela já no próximo fim de semana.

PARABÉNS HÉLDER PELA TUA PRESTAÇÃO, ÉS O MAIOR...
ALGUNS FICARAM IMPRESSIONADOS NO FINAL, LEMBRAS-TE?
NÓS NÃO, POIS JÁ SABEMOS O QUE PODES FAZER E A PREPARAÇÃO QUE FIZESTE PARA CHEGARES AQUI E FAZER AS 24H. FORAM 196 ATLETAS A SOLO. O TOP TEN JÁ NINGUÉM TE TIRA.
OLHA QUE NÃO É PARA QUEM QUER, É PARA QUEM PODE...

Abc,
Ricardo

4 comentários:

Anónimo disse...

Ma men.... afinal acabaste em grande. Parabens!!!!
So quem não te conhece é que podia duvidar... Agora quero acompanhar-te na Serra da Estrela!!!!

Abraço Niza

Pedro Amaral - TNT disse...

Grande Helder.
Após estas demonstrações de BTT de nivel igual ou superior aos profissionais, só posso ficar contente por poder pedalar com este ENORME atleta e por poder levar grandes empenos quando fazemos provas ou treinos juntos.
Infelizmente nao vou ao GeoRaid da Estrela com ele como fui aos 2 outros, mas tenho a certeza que mais uma vez aquilo vai ser "calmamente sem passar as 160 bpm" como ele costuma dizer.
Miguel... vais sofrer!! Grande abraço.
Pedro Amaral

José Nabais disse...

Parabéns SR. Hélder Rodrigues por teres posto a nossa camisola dos TNT em tão grande destaque. E Força para o GEO RAID da Serra da Estrela. Um grande Abraço da Família Nabais.

Anónimo disse...

Grande Helder, és enorme. Para todos aqueles que te conhecem não foi novidade nenhuma, mas mesmo assim muitos parabéns pela prova que realizas-te grande coragem gostava de ter lá estado para te dar força, apesar de tu não presisares... Bem agora é só ires curtir para a serra, boa sorte lá!

Um abração MASIL
Ricardo (pata negra)